Blog DevFuria

A prática deve vir antes da teoria

7-Oct-2015

Uhuuuu quase um ano depois do primeiro post…

Este é um convite para sair da “caixa”, ela pode estar te sufocando e, o pior, te atrasando.

O meu conselho é exatamente o inverso do habitual “primeiro a teoria, depois a prática”.

Experimente praticar um pouco primeiro, dessa forma você absorverá a teoria com mais facilidade e seu aprendizado será mais rápido.

Então, na minha visão, é assim… primeiro pratique, depois estude a teoria.

Obviamente, não estou dizendo para largar a teoria, de modo algum. Tanto a teoria como a prática são caminhos que você deve percorrer, impreterivelmente. Eu só aconselho a alterar a ordem das coisas.

De onde eu tirei essa idéia maluca?

Bom, ela não é tão maluca assim, a USP vêm experimentado essa inversão e não é de hoje,

No primeiro caso eu tenho um aluno passivo, que nem sabe por que está estudando aquilo. No segundo, um aluno que viu o que acontece, encontrou problemas, tentou resolvê-los, foi fazer pesquisa e chegou para mim com dúvidas, com questionamentos. Ou seja, ele vê a realidade e a partir dela entende a necessidade da teoria, diz.

Veja reportagem.

Eu descobri isso sozinho, me observando. Eu sempre procuro caminhos mais eficazes, você não? Comecei a reparar que quando eu colocava em prática determinado assunto, principalmente aqueles onde a teoria não ajudava, e depois voltava para estudar a teoria eu a entendia com mais muito mais facilidade.

A teoria é o fundamento da prática, mas é a prática quem ajuda a entender a teoria, então pratique primeiro!

Eu tomo isso quase que como uma religião, funciona perfeitamente comigo! Isso não quer dizer que vá funcionar com você, mas se nunca experimentou, se dê essa chance e experimente!

E depois volta aqui para contar como foi a experiência.

comments powered by Disqus